sábado, 7 de maio de 2011

Mangá de FMA começa sua reedição no Japão

Muitos podem não saber, mas, no Japão, há o costume de se lançar, cerca de 5 anos (ou mais, claro) após o final de uma série mangá de sucesso, a chamada "versão não-reduzida", ou, como muitos preferem, a "Versão de Luxo".
Quando eles lançam o Tankohon (volume japonês) normal, com 4 capítulos, eles reduzem as páginas da publicação original nas revistas semanais/mensais (que tem tamanho de uma folha A4) para o nosso conhecido 1 palmo de altura.
Para as séries que fazem muito sucesso e "parte da história dos mangás", as editoras aproveitam os aniversários de final da série para lançar essa edição de Luxo, que mantém as características da publicação original (tamanho A4, páginas coloridas, extras) e adiciona mais! (extras inéditos, papel melhor, capa renovada e com novas ilustrações, mais capítulos por volume)

Pois é, a GanGan acabou de anunciar ontem que eles irão lançar essa Versão de Luxo de FMA já esse ano!!! Isso é bem incomum, levando em consideração que FMA acabou de acabar, mas aparentemente, o fato de FMA ter ganhado o prêmio Tezuka desse ano, o lançamento do filme, o lançamento do FMA Protopype e também, quem sabe, dificuldades que a própria GanGan venha enfrentando após o final de FMA (afinal, a GanGan nunca tinha sido tão grande quando foi com FMA) fizeram eles apressarem esse lançamento.

Os primeiros dois volumes serão lançados no dia 22 de Junho desse ano e, os seguintes, mensalmente, mas ainda não se sabe em quantos volumes essa Versão de Luxo será dividida.

De qqer forma, é uma boa notícia, pois, além de mostrar que FMA está mais vivo do que nunca, fortalece ainda mais essa noção de que Fullmetal Alchemist foi um mangá fora da escala na história do mangá, a ponto de se tornar um clássico sem ter que passar pelo teste do tempo.

Para os colecionadores ávidos de plantão, esses mimos são sempre bem vindos!


Edit: Várias pessoas vieram me perguntar "quando essa edição chega no Brasil", então só para não deixar ninguém na fantasia: não esperem que essa Versão de Luxo chegue por aqui... Nenhuma editora daqui do Brasil já trouxe esse tipo de edição para cá e, dificilmente eles se interessarão em fazer isso com FMA.
Quem quiser ter essa Versão, vai ter que encomendar na Amazon em Japonês, mesmo.

6 comentários:

  1. Dificilmente. As editoras brasileiras nunca trouxeram Versões de Luxo aqui para o Brasil...

    Acho mais fácil que a JBC traga os livros do que trazerem essa versão. (e, mesmo assim, BEM difícil acontecer)

    ResponderExcluir
  2. É uma pena... Eu queria esse material...

    ResponderExcluir
  3. Você tem como mostrar alguma noticia sobre esses volumes luxo? gostaria de saber como ficou. se possível, claro.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eles estão sendo lançados bimestralmente lá no Japão, com capas novas... Se quiser, eu posso trazer uma compilação dessas capas para cá.

    Não há grandes novidades nessas edições de luxo, não, para falar a verdade. Elas simplesmente trazem extras (que geralmente são reedições de extras publicados em outros lugares), além da qualidade/tamanho ser semelhante as edições da GanGan, o que quer dizer que são lançados em papel tamanho A4, ao invés do tradicional A5 dos Tankohons, e terem as páginas coloridas do inícios de capítulos... e é isso, basicamente.

    Vou ver se faço um post este fim de ano com as coisas diferentes dessa edição, mas já posso te adiantar que não é nada muito novo.

    ResponderExcluir
  5. Agora, as editoras Brasileiras tem investido MUITO em mangás este ano de 2011, para quem ficou atento...
    A JBC, por exemplo, acabou lançando a edição de luxo de Card Captors Sakura, aqui... Hoje em dia, mangás já são uma parte considerável do mercado editorial brasileiro e, de bancas, especialmente. Eles até vão lançar os livros guia de FMA!!!

    Quem sabe isso é uma boa perspectiva para que, no futuro, a Panini, a JBC e cia se empenhem em trazer essas coisas para o Brasil...

    ResponderExcluir