terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sobre o filme Sacred Star of Milos

O Lucas postou uma pergunta bem pertinente nos comentários e pensei que é uma ótima oportunidade para reiterar e novamente esclarecer para o pessoal sobre o filme de FMA:B, pois muitos ainda estão perdidos neste sentido.
Afinal de contas, o filme foi lançado? Ele vai chegar por aqui? Porque ainda não tem downloads?

Sim, Sacred Star of Milos estreiou nos cinemas japoneses no dia 2 de Julho deste ano. Fez bastante sucesso e tudo mais, e eu até postei uma foto da Arakawa (de barrigão de 7 meses) aqui na festa de estréia do filme. E ele também foi dublado pela Funimation nos EUA e está em exibição nos cinemas por lá...

Então porque ainda não conseguimos esse filme por aqui? E porque sequer uma previsão de quando teremos?


Ao contrário daqui no Brasil, os japoneses são bem restritos quanto a suas leis e regras. Por lá, é um crime punível com prisão você entrar com filmadora dentro de salas de cinema ou roubar fitas masters e copiá-las. E, ao contrário dessas terras tupiniquims, quem se arrisca a fazer essas coisas no Japão é realmente preso. E, portanto, raramente aparece algum doido disposto a fazê-lo.
Os piratas japoneses preferem esperar para fazer suas artimanhas em particular, com DVDs e na televisão, quando a segurança é mais diluída e, dificilmente, eles serão identificados, encontrados e presos por isso. Por isso, para filmes de anime, que são lançados primeiro nos cinemas e só depois vendidos, em geral, só temos cópias piratas depois do lançamento do DVD.

Mas temos pelo menos uma boa notícia: o lançamento do DVD de Sacred Star of Milos foi confirmado para o dia 8 de Fevereiro de 2012.

Eu estimava que seria lançado por volta de 3, 4 meses após a estréia do filme, o que faria o lançamento acontecer por volta de Setembro ou Outubro, mas isso não aconteceu. No Japão, lançamentos de DVDs de filmes de anime podem acontecer tanto logo depois do filme sair de cartaz, como pode ser quase 1 ano depois (sim, já aconteceu!). Não há regras muito fixas, nem costume ou tendência. Cada filme é diferente e, pelos mais diversos motivos (de extras a adaptação de formato), os DVDs tem datas de lançamento muito diferenciado.

Então, quando é que vai ter o filme disponível nos Fansubs por aqui?? Não sabemos ainda! Podemos imaginar que será entre 2 e 10 meses depois do lançamento do DVD, dependendo do tempo que levar para os japoneses colocarem o filme online e do tempo e dificuldade que os fansubs terão para legendar... O lançamento do DVD é somente o primeiro passo para que o filme chegue por aqui e ainda faltam muitas incógnitas para precisarmos uma data mais concreta.

De qqer forma, podem ficar tranquilo quanto a questão de notícias e novidades, pois eu, Raquel, estou constantemente atenta às novidade e, assim que tivermos confirmação dos detalhes, eu irei postar aqui e vocês poderão acompanhar o andamento das coisas.



Sacred Star of Milos é um filme filler associado ao anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Ele se passa grande parte no país de Creta, que faz fronteira à oeste de Amestris (país principal de FMA) e se passa, praticamente, na metade da série de TV (logo antes da ida de Ed e Al para Briggs), sem qualquer tipo de interferência ou influência ao curso original da série.
Os personagens "exclusivos do mangá" (leia-se os Xingueses e os militares do norte) não aparecem no filme.

Um comentário:

  1. Oi, Raquel, tomei um susto quando você comentou meu nome no post, não estou reclamando, estou honrado! Pois você é uma das únicas pessoas que não esqueceram que FMA e agora Silver Spoon tem potencial para nos fazer mais e mais felizes!! Obrigado por todo o seu sacrifício (troca equivalente?! xD) por nos dar informações e material de primeira. E obrigado por nos tirar a dúvida. E tenho uma ideia, não sei se vai acatar, mas não custa tentar...eu tenho um história em texto, e se interessar pelo enredo e personagens e coisas e tal...rs. O que acha de disponibilizar aqui? entre em contato: fmamangas@gotmail.com (rs)

    obrigado

    ResponderExcluir